segunda-feira, agosto 07, 2006

#00.108 O amor com direitos de propriedade

Quando se assume que o amor é aquilo que cada um quer, que cada pessoa sente o amor de forma diferente, o que se está, em último caso, a assumir?

Quando se aceita uma interpretação puramente subjectiva do amor, que riscos se correm, ao levar essa ideia ao extremo?

E será que se correm realmente alguns?

Pessoalmente, encontro várias questões que considero problemáticas nessa forma hiper-personalizada de sentir o amor:


1. Confundem-se os detalhes, com a imagem toda.
O amor é isto!
Se me amas farias aquilo e não aqueloutro!

2. Em extremo, torna praticamente impossível ser-se amado(a).
Porque diferentes pessoas têm diferentes necessidades específicas!
Levando o processo até às últimas consequências, o amor de cada pessoa torna-se tão pormenorizado, reflectindo o que a pessoa é e necessita nesse ponto da sua vida, que as relações se tornam ingratas e frustrantes, uma vez que ninguém está à altura dessas expectativas.


3. E torna-se muito difícil, saber se outra pessoa nos ama.
Nunca se poderá dizer:
Tu não me amas!
Isso não é amor!

A outra responderá:
Esta é a forma como te amo!

4. Cai-se então em algo muito simples e muito lógico:
Querer que a outra pessoa nos ame à nossa maneira!
E isso, penso eu, significa tornar a outra pessoa num instrumento para servir os nossos desígnios, as nossas necessidades!


Esse amor, deixa de ser algo de belo para se tornar num acto egoísta e manipulador!


5. Acaba-se por não saber o que é o amor.
Se cada pessoa tem a “sua” definição, a “sua” forma de sentir o amor, o que é de facto o amor?

Algo? Tudo? Nada?

17 comentários:

Anónimo disse...

Já muito se disse, muito se escreveu e muito se sentiu em relação ao amor.
Mas defini-lo...
Para mim amor é algo quimérico. Existe talvez perfeito, na imperfeição.

A disse...

O amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer...

esta para mim ainda é a melhor.

Já dizia o mui grande Luís Vaz...

Beijos

Llyrnion disse...

Quer o queiras definir, quer não, as tuas necessidades estão lá. O pensamento de q "Se ela me amasse n faria isto" n desaparece só pq n nos damos ao trabalho de definir "formalmente" o q é o amor. Pq é a atitude q ela toma q nos vai atingir, de alguma forma - nós nunca esperávamos q ela fizesse aquilo, mas ela fez. E agora?

Bem, agora é simples (mas n necessariamente fácil): Pergunta-se "Pq?", pa q ela possa explicar o q está por detrás da sua atitude. Pa tentarmos descobrir o q é o amor pa ela, e qual é a forma cm ela nos ama. E podemos aceitar isso ou n. Eu posso ser inflexível e dar à outra pessoa uma checklist com o título "A Forma Como Deves Me Amar" ;) ou posso aceitar q não sou o Dono da Verdade, e q o q ela diz até faz sentido, e q a intenção dela era boa, e q, bem vistas as coisas, a minha reacção até foi idiota.

E sim, conceitos de amor incompatíveis é uma causa válida pa terminar uma relação. É uma incompatibilidade cm qq outra. Se ambas as partes quiserem, podem tentar dar-lhe a volta; senão, simplesmente penduram as chuteiras.

No fundo, podemos dizer o seguinte: "Se me amas, tentarás achar um meio-termo entre a tua definição de amor e a minha; porque eu, se te amar, tentarei fazer o mesmo". É q, no meio deste caos td, o q realmente conta é a vontade q as pessoas têm de ficar juntas. Agora, pa isto, convém q ambos tenham, pelo menos, uma ideia relativamente concreta do q definem cm "Amor", do tal ingrediente (ou ingredientes), das atitudes, etc.

Já que falei em boas intenções... de há uns anos pa cá, comecei a achar um pouco idiota o ditado q diz q "De boas intenções está o Inferno cheio", pq uma boa intenção é das melhores coisas q temos pa dar. Parece-me mais q o problema com as boas intenções é justamente a forma cm são interpretadas pelos outros. E, cm costumo dizer, as interpretações dos outros são problema deles - se querem saber qual era a minha intenção, perguntem-me. Um dia tenho q fazer um post sobre isto.

florzinhanina disse...

Que se passa contigo, tantos post do amor o que é ser amado, quem ama melhor, os ingredientes...
O que é isto pesquisa está a fazer um levantamento não me digam que o verão trouxe um amor ao coração deste menino tão descrente no amar.
Será fica aqui a pergunta no ar???
:)))

Anónimo disse...

Óptimo post. É engraçado ver como estas discussões vagueiam um pouco por todo o lado...

Os brasileiros têm uma expressão engraçada "o jeito de amar" (com sotaque fica mais interessante).

Todos nós temos um "jeito de amar" e, de facto, esse modo pessoal que temos de expressar o nosso amor, que também deriva da nossa imagem amorosa, (criada ao longo do tempo) pode trazer incompatibilidades numa relação.

Mas de qualquer modo, como disse Llyrnion "as tuas necessidades estão lá" (podemos e devemos questioná-las? Isso já é outra coisa...)

homempasmado disse...

Para todos os que já comentaram:
Alterei ligeiramente o post em 4.


Raquel:
”Já muito se disse, muito se escreveu e muito se sentiu em relação ao amor.
Mas defini-lo...”
- Que raio, desistes assim com tanta facilidade?
--
”Para mim amor é algo quimérico. Existe talvez perfeito, na imperfeição.”
- Eu sei que poesia e lógica não combinam muito bem, mas essa tua frase, quer dizer o quê?

--//--

A:
O amor ardia e via-se no brilho do olhar;
nunca me doeu, apesar de o sentir,
Contentou-me, apesar de insuficiente.

Jinhos para ti também. ****

homempasmado disse...

Llyrnion:
“…Quer o queiras definir, quer não, as tuas necessidades estão lá. …”
- Certo.
--

”…O pensamento de q "Se ela me amasse n faria isto" n desaparece só pq n nos damos ao trabalho de definir "formalmente" o q é o amor. …”
- O meu objectivo não é definir “formalmente” o amor, mas questionar quem não consegue definir o amor para si, mas se mete a “definir” o amor alheio!
Trata-se, no fundo, de auto-conhecimento!
--
“…Pq é a atitude q ela toma q nos vai atingir, de alguma forma - nós nunca esperávamos q ela fizesse aquilo, mas ela fez. E agora? …”
“… Bem, agora é simples (mas n necessariamente fácil)
(…)
e q a intenção dela era boa, e q, bem vistas as coisas, a minha reacção até foi idiota. …”

- Concordo contigo.

--
“… E sim, conceitos de amor incompatíveis é uma causa válida pa terminar uma relação. …”
- Pois é :-)
--

”…No fundo, podemos dizer o seguinte: "Se me amas, tentarás achar um meio-termo entre a tua definição de amor e a minha; porque eu, se te amar, tentarei fazer o mesmo". …”

- É engraçado como eu não me coloco essa questão.
Eu sinto o amor, sei explicá-lo. E, pela minha experiência e no meu caso pessoal, não existe negociação. E isto porque, sendo bastante tolerante, só algo que consideraria muito sério me faria deixar de amar essa pessoa. E esse tipo de “seriedade” não negoceio!
--
“…convém q ambos tenham, pelo menos, uma ideia relativamente concreta do q definem cm "Amor", do tal ingrediente (ou ingredientes), das atitudes, etc. …”

- É justamente disso que falo. Se não sabemos bem o que sentimos e o que queremos, nem o que a outra pessoa sente e quer, estamos numa embrulhada…
--//--

homempasmado disse...

Flor:
”…Que se passa contigo, tantos post do amor o que é ser amado, quem ama melhor, os ingredientes...”

- Será que terei de contar quantos posts sobre o amor foram colocados nestes dois últimos meses? Não estarás a exagerar?

--

“…O que é isto pesquisa está a fazer um levantamento…”

- Siiiim, procuro uma alma iluminada que saiba dizer aqui ao pasmado, de forma concreta, o que é, para ela, o amor!

--

”…não me digam que o verão trouxe um amor ao coração deste menino tão descrente no amar. …”

- Mas o que é que eu escrevi que te leva a crer que eu sofro de alguma descrença no amar?

homempasmado disse...

Llyrnion:

”…de há uns anos pa cá, comecei a achar um pouco idiota o ditado q diz q "De boas intenções está o Inferno cheio", pq uma boa intenção é das melhores coisas q temos pa dar. …”

- Depende da forma como contextualizas a coisa!
Um exemplo de boas intenções é o trabalho missionário desenvolvido ao longo dos séculos pela igreja católica, no seu desejo de expandir a fé cristã (e o seu poder terreno).
Muitos infernos foram criados em nome do amor, da paz e do salvamento das alminhas!

--

”…Parece-me mais q o problema com as boas intenções é justamente a forma cm são interpretadas pelos outros. …”

- Sim, mas não apenas. O problema das intenções também passa pelo que nós interpretamos do que a outra pessoa quer/deseja e/ou precisa!
O inferno começa quando alguém “decide” que outra pessoa precisa de algo (para o seu bem), mesmo que essa pessoa não concorde!

“…E, cm costumo dizer, as interpretações dos outros são problema deles - se querem saber qual era a minha intenção, perguntem-me. …”

- Não pá, também são problema nosso!

homempasmado disse...

opicadordegelo:


”…Mas de qualquer modo, como disse Llyrnion "as tuas necessidades estão lá" (podemos e devemos questioná-las? Isso já é outra coisa...) …”

Bem-vindo!
:-)

Citando outra pessoa:
”Tudo pode, e deve, ser questionado! Incluindo estas palavras!”

raquelmoniz disse...

:-) Desistir... Nunca!

Isto é amar para mim: http://pensamentossoltos.wordpress.com/2006/04/19/19-de-abril-simplesmente-genial/

O perfeito na imperfeição, porque: http://vidasemviagem.wordpress.com/2006/07/04/viagem-pela-refleccao/

florzinhanina disse...

meu pasmadinho de estimação , sim tens feito muito post sobre o amor o amar a fidelidade e afins...

Quero dizer que se tu ainda não encontras te a tua alma iluminada ... e aqui vou dizer o que me dizeram um dia um amigo meu
disse "flor como queres que alguem cuide do teu jardim se tu nem sequer deixas abrir-lhe as portas"
não será que tu colocas te os muros altos de mais e agora ninguem te consegue alcançar???
não falo com conhecimento de causa no teu caso será demasiado exigente ou como eu digo quem come bife do lombo nao fica contente com sola de sapato??
coisas da idade...
quando se tem vinte anos qualquer coisa desde que mate a fome é bom com o passar do tempo comer torna-se um prazer tanto no paladar como no visual...
alimentem-me o estomago e a alma...
( mas digo e aqui por espriencia propria os homens estao cada vez mais montanheiros, articular duas palavras é lhes complicado, olhamos as embalagens muito giras , mas o interior esqueceram-se de colocar...
desabafos...!!!
beijos fresco aqui da praia!!!

Llyrnion disse...

"Trata-se, no fundo, de auto-conhecimento!"

OK. Nesse caso, temos um objectivo em comum :)

"Eu sinto o amor, sei explicá-lo. E, pela minha experiência e no meu caso pessoal, não existe negociação. E isto porque, sendo bastante tolerante, só algo que consideraria muito sério me faria deixar de amar essa pessoa. E esse tipo de “seriedade” não negoceio!"

Bem, se tu consegues resisitr sem qq dificuldade ao acumular de problemazinhos mesquinhos q acabam por se tornar num problema sério, então tenho q dar-te os parabéns. É um dos meus objectivos, e tds os dias luto nesse sentido. Mas consigo aperceber-me q, por vezes, n consigo evitar as minhas reacções idiotas, nem lidar bem com as reacções idiotas dos outros.

"Um exemplo de boas intenções é o trabalho missionário desenvolvido ao longo dos séculos pela igreja católica, no seu desejo de expandir a fé cristã (e o seu poder terreno). Muitos infernos foram criados em nome do amor, da paz e do salvamento das alminhas!"

Epa, desculpa, mas vou aceitar a sugestão de José Régio, e n vou por aí. A minha opinião sobre a Igreja Católica (e qq tipo de religião organizada, for that matter) exclui liminarmente qq espécie de boas intenções.

Há-de haver, dentro dessa organização, mt gente com boas intenções, cm as há em td o lado. Há-de haver mt gente q, devido a essas boas intenções, causou gds desgraças. N é por aí q mudarei a minha opinião :)

Agora, a organização em si? Dasse!!! O único tipo "de topo" q deve ter tido apenas boas intenções foi Jesus Cristo.

"O inferno começa quando alguém “decide” que outra pessoa precisa de algo (para o seu bem), mesmo que essa pessoa não concorde!"

Certo, mas isso extravasa as boas intenções; afinal, errar é humano. Só te começo a dar razão é qd, mm sabendo q a outra pessoa n concorda, decidimos seguir em frente. Mas aí n sei se lhe continuo a chamar boa intenção.

"Não pá, também são problema nosso!"

N concordo. Podes dizer-me q eu posso sofrer devido a essas interpretações, e aí estaremos de acordo. Mas eu posso sofrer devido a tanta coisa bem mais importante q isso. Fico-me na minha - se os outros acham q eu sou isto ou aquilo devido a uma interpretação q fizeram de uma atitude minha, keseliche :) Eu tenho mais com q me preocupar.

E posso dizer-te q as pessoas q realmente gostam de mim sempre tiveram o hábito de chegar ao pé de mim e perguntr "Epa, q raio de merda de atitude foi aquela? Estás passado dos cornos, ou q?"

Os outros? É cm o pinguim, no sketch do Python - "Intercourse the penguin!" :D

homempasmado disse...

Raquel:

1. Deste-me dois links que conduzem ao mesmo texto. Não percebi!

2. Sobre amar
É muito bonito e sobretudo, difícil de pôr em prática! Mas, como dizes, não se deve desistir!

Mas:
O que lá está escrito é válido para a amizade, o respeito. Uma pessoa pode não amar outra e sentir o que o Shakespeare escreveu!
E quem o sinta, quem pratique o que ele escreveu, será sem dúvida uma pessoa excepcional!

Embora eu considere a amizade e o respeito como partes integrantes do amor, não me considerando capaz de amar uma pessoa que não respeite ou que não considere minha amiga, o amor é mais do que isso e, portanto, “tem” de ser sentido de forma a ser “diferente” que as características que mencionaste!


3. Perfeito…
Epá, o texto está repetido e como te disse, poesia e lógica nem sempre combinam!
Não percebo como o texto que deste fundamenta a tua afirmação do “perfeito na imperfeição”!

Aliás, a tua frase:
“Para mim amor é algo quimérico. Existe talvez perfeito, na imperfeição.”
Parece contradizer-se:

Quimérico é sinónimo de fantasioso, falso, fictício. Logo a seguir, admites a possibilidade de ser perfeito(?). Mas mesmo que não seja perfeito, é existente, logo, será falso?

Desculpa lá, mas estou um pouco perdido!
:-(


--//--


Olá flor de girassol:
“… meu pasmadinho de estimação , sim tens feito muito post sobre o amor o amar a fidelidade e afins...”

- Já vi que tenho de contar os posts! ;-)
Mas também reparei que acrescentaste a fidelidade e afins! Daqui a pouco, vais dizer que ando a fazer muitos posts sobre os assuntos do blogue! :-)

Este é um blogue temático que explora a sexualidade, as emoções, os relacionamentos humanos na sua vertente conjugal e afins!
Sobre que escreveria eu? Física Quântica?
Eheheheh!

--

Se choras porque não consegues ver o sol, as tuas lágrimas impedir-te-ão de ver as estrelas.
- Rabindranah Tagore, poeta indiano

--

”… não será que tu colocas te os muros altos de mais e agora ninguém te consegue alcançar??? …”
- Compreendo o que dizes, mas não o faço! Não tenho muros alguns, apenas diferentes valores com os quais a maioria das mulheres e homens não se identificam!

Deverei eu prescindir deles, deixá-los em banho-maria para encontrar uma pessoa?

--

”… quem come bife do lombo não fica contente com sola de sapato? …”
- Sem dúvida

--

“… (mas digo e aqui por experiência própria os homens estão cada vez mais montanheiros, articular duas palavras é lhes complicado, olhamos as embalagens muito giras , mas o interior esqueceram-se de colocar...”
- Clichés, rapariga!
Há homens que se queixam disso também, ou não temos o estereótipo da loura burra?

Ou isso, ou sentes-te atraída pelos tipos errados! Será “culpa” deles?
--

”… beijos fresco aqui da praia!!! …”
- De vento e luz!
:-)


--//--


Llyrnion:

”..Bem, se tu consegues resistir sem qq dificuldade ao acumular de problemazinhos mesquinhos q acabam por se tornar num problema sério…”

- Epá, tens razão, estava a falhar-me essa! Também tenho os mesmos problemas que tu!
:-(

--
Deixemos a Igreja, que era apenas um exemplo… :-)
--

"O inferno começa quando alguém “decide” que outra pessoa precisa de algo (para o seu bem), mesmo que essa pessoa não concorde!"

Só te começo a dar razão é qd, mm sabendo q a outra pessoa n concorda, decidimos seguir em frente.
- É disso que eu estava falando, é justamente aí que o provérbio se aplica!

“…Mas aí n sei se lhe continuo a chamar boa intenção. …”
- As intenções têm pouco a ver com os resultados práticos ou com a metodologia seguida!

--

hp:
"Não pá, também são problema nosso!"

L:
N concordo. Podes dizer-me q eu posso sofrer devido a essas interpretações, e aí estaremos de acordo.
Hp:
Sim.

L:
Mas eu posso sofrer devido a tanta coisa bem mais importante q isso. Fico-me na minha - se os outros acham q eu sou isto ou aquilo devido a uma interpretação q fizeram de uma atitude minha, keseliche :)

Eu tenho mais com q me preocupar.

Hp:
Pois tens, se os outros tiverem poder para te lixar! Que era isso também a que eu me referia!
Podemos ser mal interpretados, não por maldade mas por incompreensão ou porque nos explicamos mal!
Daí eu preocupar-me sobretudo que me compreendam, não que concordem comigo!


L:
E posso dizer-te q as pessoas q realmente gostam de mim sempre tiveram o hábito de chegar ao pé de mim e perguntr "Epa, q raio de merda de atitude foi aquela? Estás passado dos cornos, ou q?"

Hp:
Bons amigos, pá, não os percas…
:-)

florzinhanina disse...

HP
O dia que concordares comigo vou deitar um foguete!!!
beijo da Flor

Llyrnion disse...

"Pois tens, se os outros tiverem poder para te lixar! Que era isso também a que eu me referia!
Podemos ser mal interpretados, não por maldade mas por incompreensão ou porque nos explicamos mal!
Daí eu preocupar-me sobretudo que me compreendam, não que concordem comigo!
"

Sim, aí tens razão, mas tb n é coisa q me preocupe de sobre-maneira. Quer tenham esse poder ou n, faço esmpre um esforço pa q compreendam o q estou a tentar comunicar. Simplesmente, n faço gds "acrobacias" pa garantir q isso acontece. Geralmente, qt mais a pessoa representa pa mim, maior o esforço q faço pa atingir esse ponto de compreensão.

Um abraço.

homempasmado disse...

Oi beija.flor :-)

Já o tinhas dito :-D…
No dia em que eu não justificar porque discordo de ti, podes dar-me com as canas nas trombas!
;-)

Mas não seria mais interessante pensares porque é que discordo de ti?

--//--

L:
Concordo ctg, pá! ;-)