terça-feira, julho 25, 2006

#00.088 Monogamia/poliginia e a sociedade patriarcal

Considerando como correcta a premissa: 
O homem defende a monogamia/poliginia para defender a “certeza” da paternidade;

Que vantagens existem para a mulher em aceitar a monogamia, uma vez que o problema da incerteza na maternidade não se coloca?

Numa sociedade onde as mulheres são subalternizadas, tratadas como seres inferiores com poucos ou nenhuns direitos, quer económicos quer legais, a mulher necessita de protecção!

Mas protecção de quem?
A única ameaça séria ao ser humano feminino enquanto grupo, é o ser humano masculino.

Entra-se então num círculo vicioso em que a mãe, a mulher, a filha, são protegidas pelo homem da ameaça criada por outros homens.

O homem fornece uma solução para um problema que ele próprio representa!

A sociedade patriarcal, assentando na insegurança masculina e no desejo primitivo de se perpetuar através da reprodução, assume uma forma parasitária sobre todas as mulheres!

As mulheres que defendem a monogamia, defendem, independentemente das suas convicções, um valor que lhes foi inculcado desde a nascença pela sociedade patriarcal. 


Um valor que serviu e serve os interesses dos homens.

Ao dizerem que acreditam nesses valores, pouco mais confirmam que a melhor forma de convencer uma pessoa a fazer algo contra os seus interesses, é levá-la a acreditar na correcção desses ideais.


E assim, papagueando os valores masculinos, as mulheres perpetuam um mal que, em muitas sociedades, foi e é usado para as tratar como pouco mais do que gado reprodutor.


Sem comentários: