quinta-feira, dezembro 02, 2004

#00.036 ...excertos do livro dos macacos...

O homo sapiens não deixou de ser 1 macaco pelado; e, embora tenha adquirido motivações muito requintadas, não perdeu nenhuma das mais primitivas e comezinhas.

Isto causa-lhe muitas vezes certo embaraço, mas os velhos instintos não o largaram durante milhões de anos, enquanto os mais recentes não têm mais de alguns milhares de anos – e não resta a menor esperança de que venha a desembaraçar-se da herança genética quer o acompanhou durante toda a sua evolução.

Na verdade, o Homo Sapiens andaria muito menos preocupado, e sentir-se-ia muito mais satisfeito, se fosse capaz de aceitar este facto.
Pág. 9
--
… é preciso dizer que não se pode criticar biologicamente uma determinada prática sexual, por mais repugnante e obscena que pareça aos membros duma cultura em particular, desde que não comprometa a reprodutividade geral.

Se a actividade sexual mais exótica contribuir para assegurar a fecundação entre os membros dum casal, ou para reforçar a respectiva união, essa actividade é biologicamente tão aceitável como o mais «decente» e aprovado dos hábitos sexuais.
Pág. 98/9

--

Durante muito tempo fomos automaticamente levados a acreditar que a forma redonda das mamas devia estar ligada ao processo de amamentação.

Afinal de contas, parece que nos enganámos e que, na nossa espécie, a forma das mamas depende muito mais de motivos sexuais do que alimentares.
Pág. 106

--

Imaginamos muitas vezes que nos comportamos de uma certa maneira porque ela corresponde a determinado código sublime de princípios abstractos e morais, quando, na verdade, nos limitamos a obedecer a um conjunto de impressões (a par com dos nossos instintos cuidadosamente dissimulados) que torna tão difícil que as sociedades mudem os respectivos costumes e «crenças».

Mesmo perante novas ideias, excitantes e brilhantemente racionais, baseadas na pura aplicação objectiva da inteligência, a comunidade ainda se mantém agarrada aos antigos hábitos e preconceitos caseiros.
Pág. 125

--

Nunca nos satisfazemos com o que sabemos.
Mal encontramos resposta para uma pergunta, formulamos logo uma outra.
É este o maior truque da nossa espécie para continuar a sobreviver.
Pág. 128/9
--

Em última análise, a inteligência não merece muita confiança, visto que um único acto irracional, emotivo, pode desfazer todo o bem que a inteligência tinha construído.
Pág. 175

--

“O macaco nú”
Desmond Morris

Círculo de Leitores

Sem comentários: