Não é só a nossa anatomia que é produto da evolução.
A nossa sociabilidade, a principal adaptação comportamental dos primatas, é um produto do nosso estatuto de primatas mais evoluídos.
Embora tivesse sido a aprendizagem que nos tornou membros de uma cultura ou de outra, a nossa natureza social é uma característica tão fundamental dos primatas como a respiração.
Toda a variedade de comportamentos sociais humanos desde os laços mãe-filho até ao esforço corporativo, à escolha de um parceiro ou ao ciúme sexual, é influenciada por tendências evolutivas para responder a situações particulares dentro de um certo espectro de reacções emocionais e comportamentais.
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A nossa sociabilidade, a principal adaptação comportamental dos primatas, é um produto do nosso estatuto de primatas mais evoluídos.
Embora tivesse sido a aprendizagem que nos tornou membros de uma cultura ou de outra, a nossa natureza social é uma característica tão fundamental dos primatas como a respiração.
Toda a variedade de comportamentos sociais humanos desde os laços mãe-filho até ao esforço corporativo, à escolha de um parceiro ou ao ciúme sexual, é influenciada por tendências evolutivas para responder a situações particulares dentro de um certo espectro de reacções emocionais e comportamentais.
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“Os símios caçadores”
Craig B. Stanford
Editorial Bizâncio
10 comentários:
Sim, evolução é uma coisa positiva. O problema é que com a evolução tb surge, muitas vezes a cristalização de comportamentos que já são desadaptativos.
Então talvez nos convenha saber quais são "descristalizáveis" e porque se tornaram desadaptativos.
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Tens pachorra de me dar um exemplo prático do que afirmaste?
Se a memória da psicofisiologia não me atraiçoa... um exemplo disto é a mobilização somática que ocorre, por exemplo, face a uma ameaça. O corpo prepara-se para a luta ou para a fuga, como na pré-história. Como nos nossos tempos as ameaças nem sempre implicam risco de vida, toda esta mobilização biofisiológica é desnecessária e desadaptativa.
Do ponto de vista mais social, uma série de "tradições", transmitidas via processo de socialização são também desadaptivas mas continuamos a mantê-las...O teu post "Homem bêbado é substituido..." mostra também exemplos disso.
Não sei se me fiz entender ou se estavamos na mesma onda...
Fizeste-te entender e estavamos na mesma onda.
:-)
--
No entanto, a questão das tradições: são desadaptadas face a quê? Aos nossos valores? Aos deles?
Parece-me que naquela situação do "homem bêbado", desadaptado seria a noiva querer casar com quem quisesse!
:-(
Sim, esta questão dos valores de referência não tem solução fácil. O ocidente rege-se(ou deveria reger-se) por um conjunto de valores que são mais ou menos consensuais mas fruto de uma evolução histórica e social. Não é a toa que se fala agora de direitos humanos ambientais, por exemplo, o que seria impensável no início do século. No entanto, qual a legitimidade que temos para tentar impor as "nossas" soluções a outras culturas (como por exemplo a cigana, que encontrou as suas próprias soluções)? Por outro lado, como ficar parado/a sabendo que existem violações graves de direitos humanos de que as pesssoas nem sequer têm consciência? O equílibrio entre estas necessidades não é nada fácil, não tenho respostas...
Provavelmente terás as "tuas" respostas. Serem consensuais é que é mais difícil.
Pois...
... a mim, parece-me que certos "comportamentos sociais humanos", são sinais da nossa animalidade residual.
Inclusivé os exemplos que dás...
Essa do "residual" teve graça!
Se existe alguma coisa residual no ser humano é a racionalidade.
:-(
Discordamos. Residual é a animalidade, digo eu...
:-)))
pois dizes, pois dizes...
:-)
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