quarta-feira, junho 13, 2007

#00.138 Planeta dos macacos

Não é só a nossa anatomia que é produto da evolução.
A nossa sociabilidade, a principal adaptação comportamental dos primatas, é um produto do nosso estatuto de primatas mais evoluídos.

Embora tivesse sido a aprendizagem que nos tornou membros de uma cultura ou de outra, a nossa natureza social é uma característica tão fundamental dos primatas como a respiração.

Toda a variedade de comportamentos sociais humanos desde os laços mãe-filho até ao esforço corporativo, à escolha de um parceiro ou ao ciúme sexual, é influenciada por tendências evolutivas para responder a situações particulares dentro de um certo espectro de reacções emocionais e comportamentais.

Pág. 24/5

“Os símios caçadores”
Craig B. Stanford
Editorial Bizâncio

10 comentários:

Anónimo disse...

Sim, evolução é uma coisa positiva. O problema é que com a evolução tb surge, muitas vezes a cristalização de comportamentos que já são desadaptativos.

homempasmado disse...

Então talvez nos convenha saber quais são "descristalizáveis" e porque se tornaram desadaptativos.

--

Tens pachorra de me dar um exemplo prático do que afirmaste?

Fragmentada disse...

Se a memória da psicofisiologia não me atraiçoa... um exemplo disto é a mobilização somática que ocorre, por exemplo, face a uma ameaça. O corpo prepara-se para a luta ou para a fuga, como na pré-história. Como nos nossos tempos as ameaças nem sempre implicam risco de vida, toda esta mobilização biofisiológica é desnecessária e desadaptativa.

Do ponto de vista mais social, uma série de "tradições", transmitidas via processo de socialização são também desadaptivas mas continuamos a mantê-las...O teu post "Homem bêbado é substituido..." mostra também exemplos disso.

Não sei se me fiz entender ou se estavamos na mesma onda...

homempasmado disse...

Fizeste-te entender e estavamos na mesma onda.
:-)

--

No entanto, a questão das tradições: são desadaptadas face a quê? Aos nossos valores? Aos deles?

Parece-me que naquela situação do "homem bêbado", desadaptado seria a noiva querer casar com quem quisesse!
:-(

Anónimo disse...

Sim, esta questão dos valores de referência não tem solução fácil. O ocidente rege-se(ou deveria reger-se) por um conjunto de valores que são mais ou menos consensuais mas fruto de uma evolução histórica e social. Não é a toa que se fala agora de direitos humanos ambientais, por exemplo, o que seria impensável no início do século. No entanto, qual a legitimidade que temos para tentar impor as "nossas" soluções a outras culturas (como por exemplo a cigana, que encontrou as suas próprias soluções)? Por outro lado, como ficar parado/a sabendo que existem violações graves de direitos humanos de que as pesssoas nem sequer têm consciência? O equílibrio entre estas necessidades não é nada fácil, não tenho respostas...

homempasmado disse...

Provavelmente terás as "tuas" respostas. Serem consensuais é que é mais difícil.

Anabela disse...

Pois...

... a mim, parece-me que certos "comportamentos sociais humanos", são sinais da nossa animalidade residual.
Inclusivé os exemplos que dás...

homempasmado disse...

Essa do "residual" teve graça!

Se existe alguma coisa residual no ser humano é a racionalidade.
:-(

Anabela disse...

Discordamos. Residual é a animalidade, digo eu...
:-)))

homempasmado disse...

pois dizes, pois dizes...
:-)